A palavra pesto, de origem italiana, vem de pestare (moer com pedra), que era a forma de fazer este molho tradicionalmente, moendo os seus ingredientes em almofariz de mármore. Ingredientes estes que não variam muito. A base do molho pesto é, em qualquer lado do mundo, manjericão fresco, azeite, parmesão, alho e um fruto seco, normalmente o pinhão.
Na receita que vos trago hoje, o pesto será feito com caju em vez de pinhão.
Vamos precisar de:
· 30 g Cajú Natural Oh My Nuts
· 20/25 folhas de Manjericão
· 40 g Parmesão ralado
· 100 g Azeite
· 2 dentes de Alho
· 1 colher de café de Sal fino
O processo é muito simples e não demora nem 5 minutos!
Enquanto pesamos todos os ingredientes e ralamos o queijo, vamos torrar o caju numa frigideira, até ganharem uma cor dourada.
De seguida, num processador de alimentos, ou com varinha mágica, juntamos todos os ingredientes à exceção do manjericão e trituramos.
Quando o aparelho já estiver liquido, adicionamos o manjericão e voltamos a triturar.
E está feito!
O molho pesto ficará sempre granulado, que é uma das melhores características, para além do sabor, a textura!
Para finalizar, sugiro-vos que misturem o molho numa massa acabada de cozer, ou fria, como preferirem, acompanhem com cajus torrados, mozarella, tomate cherry e folhas de manjericão! Prometo que vão a Itália e não vão querer voltar!
Se não quiserem consumir o pesto de imediato, coloquem-no num frasco, cubram com azeite para não oxidar e guardem no frigorífico. Durante uma semana terão um molho fresquíssimo pronto a comer!
NUTuralmente delicioso,
Maria Lagariço
@marialagarico