É do conhecimento de todos que, apesar de saborosa e cremosa, a nutella original tem na sua composição ingredientes pouco ou nada interessantes a nível nutricionais, que nos saciam em termos de prazer no ato de comer mas que nos viciam sem nos apercebermos.
Deste lado não somos exceção e sentimos necessidade de solucionar esta questão, criando uma receita de apenas 3 ingredientes, simples, mais interessante e muito saborosa!
Os ingredientes, todos disponíveis no nosso NUTpack – Creme de Avelã, são:
- A avelã, de origem turca, será utilizada como base para a manteiga de avelã, que é responsável pela cremosidade e untuosidade do Creme de Avelã;
- A farinha de alfarroba, de origem portuguesa e um excelente substituto do cacau em pó, não só pela sua textura e cor, mas principalmente pelo sabor que dará ao produto final;
- As tâmaras de Medjoul, de origem israelita mas consideradas no resto do mundo como as melhores. Serão estas a adoçar a nossa receita.
Quantidades
- 300 g avelã com pele
- 2 uni tâmaras
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
- Mel (opcional)
Passo a passo
Esta receita é muito simples mas requer paciência, uma frigideira anti-aderente e um bom processador de alimentos.
Para começar, na frigideira, torram-se as avelãs (com pele) durante cerca de 5 minutos. É importante que seja com pele, pois vai garantir que utilizamos todos os óleos presentes na avelã, essenciais para uma boa manteiga.
Enquanto as avelãs não torram, retira-se o caroço às tâmaras e tritura-se as mesmas no processador. Depois de torradas, adicionam-se as avelãs ao processador, triturando tudo numa velocidade máxima, cerca de 4 minutos.
É necessário ir parando para raspar as paredes do equipamento, garantindo que se aproveita todo o produto. O processo de triturar leva tempo e pode variar consoante o processador de alimentos que estão a utilizar, não se assustem!
Baixa-se a velocidade e tritura-se mais 4 minutos. Adiciona-se a farinha de alfarroba e continua a triturar, durante cerca de 12 minutos. Após este tempo a mistura já se encontra em pasta e é aqui que entra o mel, dependendo da textura desejada. Se quiserem a Creme de Avelã mais liquida terão de o adicionar, ou outro xarope ao vosso gosto.
Por fim, reserva-se num frasco de vidro e guarda-se no frigorífico, podendo ser consumida até um mês após a confecção.
NUTuralmente deliciosa.
Maria Lagariço
@marialagarico
Mais sobre a Maria
A Maria Lagariço, é da Ericeira, licenciada em Produção Alimentar em Restauração, e actualmente é cozinheira.
Tem um enorme gosto em cozinhar e provar receitas novas. Para além disso é apaixonada pelo mar (da Ericeira principalmente), viajar e fotografar