Hambúrguer, a distinguida peça de carne, que teve origem em Hamburgo mas foi nos Estados Unidos da América no início do séc. XIX, com a influência da imigração de milhões de alemães, que fez sucesso e ganhou fama internacionalmente.
Atualmente, são cada vez mais existentes opções alternativas ao tradicional hambúrguer de carne. Desde peixe, a marisco, à mistura de vegetais, até à falsa carne de origem vegetal, as opções são muitas, mas nós estamos aqui para simplificar a escolha!
A sugestão que vos trago são hambúrgueres de aveia e quinoa, com sementes de sésamo e legumes.
O que vão precisar?
Para além do Pack NUTBurguer que inclui flocos de aveia (45g), quinoa vermelha (70g) e sementes de sésamo (2 col. Sopa), é necessário:
· ½ cebola ralada
· 2 cenouras raladas
· 2 dentes de alho picados
· ½ pimento picado
· 2 col. chá de orégãos
· 1 col. chá de pimentão doce
· 3 col. chá de sal fino
· 1 col. chá pimenta preta moída
· 3 col. sopa de ervas aromáticas frescas picadas (salsa e cebolo)
· 2 ovos
O processo é simples, primeiro hidrata-se os flocos de aveia em água morna ou caldo de legumes durante 30 minutos e depois escorre-se bem (mesmo bem) até retirar o excesso de água presente.
E coze-se a quinoa, como se de massa se tratasse, em água abundante a ferver com sal adiciona-se a quinoa, que coze por 12 minutos, desliga-se o lume e deixa-se na água de cozedura por mais 4 minutos e escorre-se.
Juntam-se todos os ingredientes, anteriormente preparados, e misturam-se. Moldam-se os hambúrgueres formando bolas com o aparelho, escorrendo o excesso de água em simultâneo, espalmando as faces.
Liga-se o forno a 180ºC para pré-aquecer e dispõem-se os hambúrgueres em papel vegetal num tabuleiro.
Vão a assar durante 30 minutos, 15 minutos de cada lado.
O acompanhamento é com vocês, desafio a vossa criatividade!
NUTuralmente deliciosos,
Maria Lagariço
@marialagarico